Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Reforma Protestante e seus 5 pilares

No ultimo 31 de outubro foi comemorado o dia da Reforma Protestante, movimento originado na Europa que teve como ponto culminante a publicação das 95 teses de Martinho Lutero, monge agostiniano e teólogo alemão tradutor do novo testamento para a sua linguagem de origem. 

Quero aqui em homenagem a esse dia compartilhar os cinco pontos chaves da reforma, que foram os pilares da mesma.

Sola Scriptura: Só a escritura serve, só ela é divinamente inspirada, a tradição não pode ser nossa regra de fé, as doutrinas dos homens não podem ser nossa regra de fé, nossa regra de fé deve ser a Bíblia e unica e exclusivamente ela. Na época e ainda hoje a forte doutrina era de que a tradição era mais importante do que as escrituras contrariando vários textos sendo o principal o de 2 Timóteo 3:16 que diz: Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver;
Sola Gratia: Somos salvos apenas pela graça, mediante a fé, a doutrina que era forte na época e ainda o é hoje é a doutrina de que somos salvos pelas obras contrariando vários textos sendo o mais popular o de Efésios 2.8 que diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Soli Deo Glória: Devemos dar glória somente a Deus, a nenhum outro devemos dar louvor ou adorar, na época era bastante comum, a adoração a pessoas falhas, humanas e pecadoras como eu e você, e ainda hoje muitos adoram pessoas, algumas adoram até a si próprias, adorando o seu ego, fazendo o que bem lhe apraz, contrariando a vontade de Deus que diz em vários textos tendo como principal texto o de Deuteronômio 6:5 que diz: Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.
Solo Christus: A salvação está única e exclusivamente em Cristo, as doutrinas erradas combatidas aqui são a de que a igreja salva, que é necessário passar pelo purgatório para ser salvo, de que Maria tem poder para salvar, entre tantas outras. Ora se alguma outro coisa pode salvar um pecador então porque Cristo morreu na cruz ? Se nós dissermos que podemos ser salvos por outro, ou que outro tem poder para salvar então estamos dizendo inconscientemente que o sacrifício de Cristo foi em vão, contrariando vários textos bíblicos sendo o principal o de Atos 4:12 que diz: E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!;
Sola Fide: Por ultimo, somente a fé, não há outro instrumento, não há outra forma, tem que ser pela fé. Efésios 2.8 nos diz que a salvação é pela graça e mediante a fé, a causa é a graça, que nos é concedida através da fé.
Todos esses cinco pontos contrariaram o papado, e a religiosidade da época, e continuam a contrariar hoje, inclusive e infelizmente contraria muitos dos pseudos-evangélicos que perderam sua raízes reformadas que eram baseadas na bíblia, valorizando as experiências místicas, ensinando o livre-arbítrio, muitos dizendo que é necessário ser dizimista para ser salvo, quando a bíblia diz que contribuir não é obrigação, mas algo que deve ser feito com amor(II Co 9:6) e cometendo vários outros desvios, fugindo os padrões bíblicos, apesar disso ainda existem aqueles que não se desviaram e seguem os princípios bíblicos de que somos salvos pela graça de Cristo, através da fé, revelada em sua escritura, para glorificarmos a Ele.

Em Cristo, Italo Gouveia.

Voltando à ativa

Graça e paz a todos. Estive por algum tempo sem realizar mais nenhuma postagem porém agora, o blog está voltando e buscarei trazer melhorias para este, tanto visuais, como de conteúdo e outros recursos. Aguardem!