Translate

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Frases de John Wesley

Frases de John Wesley:

John Wesley foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha.

Faça todo o bem que puder,
Por todos os meios que puder,
De todas as maneiras que você pode,
Em todos os lugares que você puder,
Em todas as vezes que você puder,
Para todas as pessoas que você puder,
Enquanto você pode sempre.

Cuidado para não ser tragado pelos livros! Um grama de amor vale mais que um quilo de conhecimento.

Todo cristão deve estar pronto para morrer, ou para pregar.

Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.

Por que toda vida eu faço as mesmas coisas e cometo os mesmo erros se sei que estes erros vão me deixar mal.

A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão.

O tempo é algo precioso e muitas às vezes nós estamos tão preocupados com o que queremos ter que nos esquecemos de agradecer o que já temos.

O homem anseia por conseguir tudo que desejas, mas com más escolhas,virão más conseqüências.

A discussão é algo que nos ensina cada vez mais naquilo que precisamos aprimorar com erros. Onde o maior erro que você pode cometer, é o de ficar com medo de cometê-lo, pois só nós não erramos não iremos aprender.

Persista em seus sonhos, pois o primeiro passo para vitória é desejar vencer. Sem lutas não haverá vitória, sem incentivo não haverá vontade.

As palavras são necessárias, as frases podem ter erros, mas os pensamentos são eternos.

Talvez a única dor que dói mais que dizer adeus é a de não ter tido a oportunidade de me despedir de você.

 Nos tempos de hoje animo é bastante necessário e sorrir é essencial, a alegria adquirida é uma atitude de coragem porque ser alegre não é fácil, é um ato de vontade. Pois concluímos que a busca em Deus é uma busca incessantemente atrás da alegria, mas o encontro com Deus é a própria alegria.

domingo, 28 de setembro de 2014

O que é o espiritismo ?

O espiritismo, o que é ?
Hoje em dia é comum vermos por aí muitas religiões e seitas, mesmo nos tempos históricos da Bíblia havia muitas dessas, mas hoje há uma crescente enorme do número dessas doutrinas, agora qualquer um pode abrir uma igreja e criar suas próprias doutrinas, mas enfim, vamos falar um pouco do espiritismo.
 

Agora vamos conhecer como surgiu o espiritismo moderno. No ano de 1848 em Hydesville, Nova York, EUA, duas irmãs Margarete Fox e Kate (ainda há uma terceira,Leah Fox, só que esta não ficou tão famosa quanto as outras) quando tiveram alegados contatos com supostos "espíritos desencarnados'' (o que mais tarde teria sido descoberto uma fraude). Esse episódio foi o marco inicial para que a comunicação com espíritos do além se espalha-se pela Europa e Estados Unidos. Porém foi por meio de um estudioso francês cujo nome era Hypólite de Leon Denizar Rivail (que se intitulava de Alan Kardec) que o espiritismo tornou-se popular. Ele fez com que as contraditórias e populares crenças espíritas tornassem-se um corpo doutrinário coeso com a publicação de suas obras a seguir: O livro dos espíritos(1857), O que é espiritismo(1859), O livro dos médiuns (1861),
O evangelho segundo o espiritismo(1864), O céu e o inferno(1865), A gênese(1868) e Obras póstumas.


O espiritismo afirma ter buscado uma fusão com o genuíno evangelho de Cristo, mas nega as doutrinas fundamentais do cristianismo. Por exemplo: para o kardecismo(outro nome pelo qual a seita é conhecida) Deus seria Uma inteligência infinita, um poder impessoal que controla o universo, ou seja, que Deus é na verdade apenas um poder que controla o universo e não um ser de vontade própria. Outro exemplo: pra o espiritismo Jesus seria apenas um médio ou espírito altamente evoluído que teria retornado a este mundo com o intuito de elevar o nível espiritual da humanidade, ao afirmar isso negam completamente a divindade de Jesus, o rebaixando a um simples espírito de nível alto, sendo assim poderiam atingir o mesmo nível que Ele ou maior, alguns grupos chegam a negar que Jesus tenha tido corpo físico como o nosso, negando assim também a morte espiatória e ressurreição corporal de Cristo.

Eles utilizam alguns textos das Escrituras Sagradas para defender algumas de suas doutrinas porém eles não consideram a Bíblia como um livro inspirado e infalível, e muito menos normativo em qualquer sentido. Na verdade, sua postura diante da Bíblia é mais de crítica e rejeição do que de aceitação. Que grande contradição ! Usam textos sagrados para dar base à algumas de suas doutrinas e ao mesmo tempo apontam a Bíblia que contem esses textos que usaram como um livro comum, se é comum por que então usam para dar base pra doutrinas ?
 Eles afirmam que o Espírito Santo é uma falange de espíritos, e esses espíritos por meio de Kardec teria trazido a perfeita revelação à humanidade.

Ainda afirmam que a salvação é por meio da obras, por um sucesivo proceso de reencarnações, por meio das quais o carma é completamente pago. Pra quem não sabe o que é carma ele é na verdade uma teoria, a Teoria do Carma Negativo está muito ligada as energias, a teoria diz que: quanto mais energia negativa você tirar de você mesmo, só o que restará no seu ser serão energias boas, o que resultará em um afastamento daquilo que representa o mal e a aproximação do corpo e da alma às boas vibrações. A ideia é jogar tudo de ruim para fora e ficar com as coisas boas para si mesmo.
Sabemos bem que a salvação é por meio graça mediante a fé em Jesus Cristo como podemos ver no texto de Efésios, Capítulo 2, Versículos 8 e 9:
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

O Espiritismo é na verdade a necromancia ou nigromancia (necro do gr.cl. νεκρός (nekrós) "morte" e mancia de μαντεία (manteía) "adivinhação"), ou seja é a suposta arte de adivinhar o futuro por meio da evocação dos mortos ou dos espíritos, podendo referir-se à feitiçaria ou magia negra.
Ao lermos a Bíblia percebemos que desde tempos mais antigos já existia a prática da necromancia, totalmente reprovada e condenada por Deus junto a outras doutrinas de perdição, veja o texto de Deuteronômio 18.9-14:

As abominações das nações são proibidas
9) Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.
10) Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
11) nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos
12) pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
13) Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.
14) Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.

Como podemos ver nesse texto, principalmente no versículo 12, essa prática é não só abominável ao Senhor como também os seus praticantes são condenados por ela.O Novo Testamento condena explicitamente a idolatria (Romanos 1:22-23; 2 Coríntios 6:14 - 7:1) e a feitiçaria (Gálatas 5:20). Jesus é a fonte de revelação de Deus ao homem de hoje (Hebreus 1:1-2). Ele está acima de todos e merece plena honra (Colossenses 1:13-18). É errado buscar orientação espiritual de outras fontes (Colossenses 2:8-9,20-23; 3:1-3).

Enfim o espiritismo é mais uma dessas doutrinas de perdição conhecidas como seitas, o próprio Jesus ALERTOU os Cristãos Acerca da Enganação Religiosa! ... Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos ... O Senhor também mencionou que os falsos profetas serão bem sucedidos em seus enganos. ... Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; (Mat 24:11)

Devemos orar a Deus pela libertação dos que estão escravizados por essas doutrina, eles não tem culpa de estarem lá (a não ser que queiram estar), pois foram enganados em mais uma das armadilhas de Satanás e devemos também vigiar para que não sejamos enganados por ele.

"Sede sóbrios, vigiai, o vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão e procurando a quem possa tragar". (1Pedro 5:8)





Fontes/Referencias:
Bíblia Apólogetica de estudo, Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, Pag.1381
http://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec
http://www.estudosdabiblia.net/bd48.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Necromancia
http://www.alcanceevangelistico.org/enganadores.htm

estou de volta

 Voltando:

Boa tarde a todos irmãos e irmãs, depois de quase dois dias sem postar nada por razões maiores, estive em retiro espiritual no sábado até o fim da tarde e a noite teve culto de inauguração da loja de nossa irmã Adriana, hoje teve escola bíblica e quando cheguei em casa estava sem internet tendo chegado agora à pouco, enfim, estou de volta com as postagens, vamos conhecer mais a palavra !

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Frases de Watchman Nee

Frases do falecido líder cristão chinês Watchman Nee:

Em suma, a autoridade não é um assunto de instrução externa, e sim uma revelação interna.

Ninguém que siga a razão pode andar pelo caminho espiritual, porque transcende o raciocínio humano.

Os obedientes seguem a fé, não a razão

A libertação do pecado é um fato consumado. Negar a si mesmo deve ser uma experiência diária.

Satanás sempre usa a necessidade física como primeiro alvo de seu ataque.

Devemos orar a Deus fervorosamente, pedindo-lhe que nos ensine, pela experiência, a distinguir o que é espiritual e o que é da alma.

A diferença entre o espiritual e o que é da alma é clara como cristal: O espiritual depende completamente de Deus, e satisfaz-se totalmente com o que Deus deu; o da alma foge de Deus e cobiça o que Deus não concedeu, principalmente o "conhecimento".

O valor de um homem diante de Deus não se decide pelo julgamento dos outros ou do próprio homem. Ele é medido pela revelação que recebe de Deus.

O que nos falta hoje não é um melhor viver, mas um melhor morrer.

Não podemos dar lugar nenhum a carne. Mesmo quando estivermos conversando com outros, devemos permanecer vigilantes, para que ela, valendo-se de nossas palavras, não se habilite a realizar sua obra. Se aquilo que vamos dizer não vem do Espírito Santo, é melhor ficarmos calados, ainda que contrariando nosso desejo. O mesmo se aplica às nossas obras.

Quando Deus nos revela uma verdade, ela naturalmente se torna uma força em nós, e então descobrimos que somos capazes de crer. A fé vem através da revelação. Sem a última, a primeira é impossível. Isso explica por que muitos não têm fé. Embora entendam com a mente, não possuem a revelação de Deus.

Sempre que nos recusarmos a renunciar a algo, ou oferecermos resistência a Deus, o pecado retomará seu domínio.

Se Persistirmos em reter algo a que Deus deseja que renunciemos, o pecado terá domínio sobre nós, será inútil nos considerarmos mortos.

A língua é difícil de ser domada. A rebeldia expressa-se, muito rapidamente, por intermédio da língua. Pode-se concordar com uma pessoa diante dela, mas injuriá-la pelas costas; pode-se silenciar diante de um homem, mas, depois, ter muito a dizer em alto e bom som. Não é difícil usar a boca em atitude de rebeldia. Os componentes da sociedade de hoje são todos rebeldes: só prestam culto da boca para fora e sujeição exterior. A igreja deve ser diferente: nela deve haver obediência do coração. Pelas palavras que saem da boca de uma pessoa, é fácil perceber se há ou não obediência do coração. Deus quer obediência de coração.

Pardais voam em bandos, enquanto as águias voam sozinhas. Se só podemos voar baixo, por não aguentar a solidão das alturas, não estamos capacitados a ser autoridade.

Estar em posição de autoridade exige restrição; é preciso santificar-se. Outros podem fazer, mas você não pode; outros podem falar, mas você não pode. Você deve obedecer ao Espírito do Senhor, conforme ele lhe instrui no íntimo.

Somente o que pode resistir à cruz possui valor espiritual. O que entra na sepultura e ali permanece é algo morto, no entanto, o que sai da sepultura levando a marca da cruz é ressurreição.

Toda glória que não é para a glória de Deus é vanglória.


Frases de Andrew Murray

 Frases de Andrew Murray:



Bom dia amados e amadas, vamos começar o dia com algumas frases do falecido pastor sul-africano Andrew Murray.

O fruto do Espírito é amor. Por quê? Porque somente o amor pode expulsar e conquistar o nosso egoísmo.
   
Somente Deus pode satisfazer o coração humano.

Deus é amor, e aquele que aprendeu a viver no Espírito de amor aprendeu a viver e a habitar em Deus.

A conformidade com o mundo não pode ser vencida por coisa alguma, a não ser pela conformidade com Jesus.

Ao orar, tenha o cuidado de não limitar Deus, não só por incredulidade, mas por imaginar que já sabe o que Ele pode fazer

A verdade é esta: o orgulho tem de morrer em você, ou nada dos céus poderá viver em você.

Não é o pecado que nos humilha mais, mas a graça sobre nossa maldade.

Quando o Senhor quer levar a alma a uma grande fé, deixa suas orações sem resposta.

Um soberbo seguidor do humilde Jesus - isto eu não posso, não devo ser.

Que Deus nos ensine que nossas opiniões e palavras e sentimentos com respeito aos outros homens são Seu teste de nossa humildade diante Dele, e que nossa humildade diante Dele é o único poder que nos capacita a ser sempre humildes com os homens.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

frases de João Calvino

Frases do reformador João Calvino:



  “A Bíblia é o cetro pelo qual o Rei celestial governa sua igreja.”

  “A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens.”

  “A não ser que a Palavra de Deus ilumine o caminho, toda a vida dos homens estará envolta em trevas e nevoeiro, de forma que eles inevitavelmente irão perder-se.”

  “A oração é o antídoto para todas as nossas aflições.”

  “Nada é mais solicitamente intentado por satanás do que impregnar nossas mentes, ou com dúvidas, ou com menosprezo pelo evangelho.”

  “O evangelho é uma bigorna que tem quebrado muitos martelos, e ainda quebrará muitos outros.”

  “O evangelho não cai das nuvens como chuva, por acidente, mas é levado pelas mãos dos homens para onde Deus o enviou.”

  “O Senhor não brilha sobre nós, exceto quando tomamos Sua Palavra como nossa luz.”

 “Para nós só a glória de Deus é legítima. Fora de Deus só há mera vaidade.”

 “Querer é humano; querer o que é mau é próprio da natureza decaída, mas querer o que é bom é próprio da graça.”

João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 — Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome Calvinismo, embora o próprio Calvino tivesse repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.

o quinto artigo da confissão de fé



 5 Artigo da confissão de fé de Westminster:

 



 Bom dia a todos hoje trago pra vocês o quinto artigo da nossa confissão de fé que diz:


Art. 5º - Da Trindade da Unidade

Embora seja um grande mistério que existam diversas pessoas em um só Ente, é verdade que na Divindade exista uma distinção de pessoas indicadas nas Escrituras Sagradas pelos nomes de Pai, Filho e Espírito Santo(2) e pelo uso dos pronomes Eu, Tu e Ele, empregados por Elas, mutuamente entre si(3).
(2) Mt 28:19: (3) Jo 14:16,17



O quinto artigo trata de uma doutrina que talvez seja uma das mais difíceis de se explicar, trata da trindade divina, porque ? uma impossibilidade matemática pensando racionalmente somar três e encontrar um. No antigo testamento não há muita ênfase na trindade talvez pelo fato de que o povo judeu era cercado por povos politeístas e idolatras. Deus revela gradualmente atendendo a cada necessidade e limitação humana desenvolvendo a sua própria doutrina durante gerações até sua plenitude em Jesus. Deus é um e é plural(uni pluralidade de Deus) veja os seguintes passos:
O nome hebraico Elohim, traduzido para Deus, e plural na forma, significando realmente deuses. Pode ser pregado  em sentido mesmo de plural, quando se refere aos deuses pagãos; então os verbos e palavra vão para o plural também. Porém quando se refere a Jeová, embora seja empregada a palavra Elohim, é sempre no singular o seu significado como provam os verbos e adjetivos que os acompanham. Assim pode se ler em Gênesis que ‘‘no princípio criou Elohim os céus e a terra’’(1.1).
Em Gênesis 1.26-27 podemos ler o seguinte:  ‘Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...E criou Deus o homem à sua imagem’’
E em tantas outras passagens: Isaías(6.8);Gn (3.22);At (2.34-36); Jr (31.33-34;10.15) Salmo 110(110.1)e Jo(1.3) podemos ver sua uni pluralidade.
No novo testamento as provas da trindade são mais abundantes e claras. Tanto a Jesus como ao Espírito são atribuídas qualidades divinas e são citados como Deus claramente sendo encontrada gradativamente menções.
Quando consideramos as pessoas da trindade e a natureza de Deus, temos que ter em mente que ao falar de Cristo ou do Espírito falamos do Filho e do Espírito respectivamente. Quanto ao pai é mencionado na maioria das vezes especificamente por Deus que pertence a todos.
As pessoas da trindade são distintas, individuais e não manifestações do mesmo ser. Deus aparece agindo como Pai, Filho e Espírito.
É complicado distinguir as funções de cada um frequentemente podem ser encontrados reunidos numa mesma ação. Assim a criação é atribuída às três, esse companheirismo é natural se vemos que os três são uma mesma pessoa,embora três. Há no entanto aspectos que podemos ver particulares a cada um.
Resumindo tudo de um modo geral o Pai tem a vontade divina, o Filho é o mediador que executa a vontade, e o Espírito e o que revela a preparação para toda a obra do Filho.
Considerações sobre:
Se o Espírito é quem convence, prepara e santifica, não podemos resistir a Seus impulsos.
Se o Filho é o mediador e se a obra dEle é propiciatoria e o único caminho que o Pai estabeleceu para alguém encontrá-lo, então é Jesus que, pela fé, devemos aceitar como nosso substituto, para nos encontramos com o Pai.
Se o é quem justifica, se é Aquele com quem temos de tratar e perante o qual todos são trazidos a julgamento, então é a Ele que nos devemos dirigir, pelos meios que estabeleceu, buscando o perdão(Rm 5.1-11).
Sendo assim somos dirigidos pelo Espírito, reconciliados por meio de Jesus aceitos pelo Pai.
A Bíblia não explica o fato da verdade apenas revelando-o, temos que compreender que a natureza de Deus não pode ser totalmente entendida por nós afinal somos limitados. O próprio Jesus disse que havia muitas coisas que deveria ensinar aos apóstolos ainda futuramente quando seus olhos seriam abertos, não temos que compreender a trindade, não é questão de entendimento com relação a ela mais questão de fé.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

relacionamento com Deus

Como anda sua relação com Deus:

Deus não é religião é relacionamento; e relacionamento tem que haver interação, agora te pergunto como anda teu relacionamento com Deus ? como andam seus momentos de oração com Ele ? você tem lido a palavra ? tem louvado a Ele ? veja bem, esse relacionamento não é difícil, não tem mistério, é necessário apenas abrirmos nosso coração para que Ele possa estabelecer uma aliança conosco e devemos também nos comprometer com essa aliança, pois uma aliança rompida pode ser difícil de restaurá-la de volta ao que era antes, deixa Deus fazer uma obra na tua vida, abra teu coração para a verdade do evangelho e o mais ele fará. Dá esse passo que o resto do caminho Ele caminha contigo.

vivendo em harmonia

 Viver na luz do caminho reto:

O texto de 1 João 1.7 diz
Porém, se vivermos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros...

Se realmente estivermos andando em luz, se estivermos andando na verdade do evangelho, estaremos de fato unidos tanto com Deus como com os irmãos, porque aquele que anda no evangelho não contende, não desonra ao Senhor e os irmãos e anda no caminho reto da justiça do Senhor, a qual é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). Não podemos viver em desunião uns para com os outros, mas sim em perfeita harmonia, como um corpo que depende de vários membros, a igreja de Cristo precisa de todos os seu membros.

o quarto artigo da confissão de fé

4 Artigo da confissão de fé de Westminster:


Hoje é dia de trazer o quarto artigo da confissão de fé de westminster usada nas igrejas congregacionais e presbiterianas, esse artigo diz:



Art. 4º - Da Natureza de Deus

Deus o Soberano Proprietário do Universo é Espírito(2), Eterno(3), Infinito(4) e Imutável(5) em sabedoria(6), poder(7), santidade(8), justiça(9), bondade(10) e verdade(1).

(2) Jo 4:24; (3) Dt 32:40; (4) Jr 23:24; (5) Ml 3; (6) Sl 146:5; (7) Gn 17:1; (8) Sl 144:17; (9) Dt 32: 4; (10) Mt 19:17; (1) Jo 7:28.


No quarto artigo é apresentada a natureza de Deus, ele é o soberano proprietário do universo, ou seja tudo é dele, não há impossível para ele, todas as coisas lhe são possíveis. Veja o sentido dessas palavras:
Universo: no sentido original significa um só lado mais sua etimologia não é mais usada, atualmente refere-se a toda a criação do senhor.
Proprietário: sendo Deus o criador de todas as coisas logo tudo lhe pertence, ele sustenta e dirige tudo o que criou, tendo por isso direito a ser proprietário, exercendo-o com perfeição.
Soberano: este palavra denota não apenas o que está acima mas o único que está acima, indica o que possui vontade e poder para exercer essa vontade.
Sendo assim não há nada que ele não possa resolver sendo proprietário de todas as coisas, e resolver de modo absoluto e final pois é soberano proprietário do universo.
Ele possui diversos atributos dentre os quais podem ser destacados suas naturezas: espiritual: precisamos nos tornar espirituais para entendermos e termos comunhão com ele, ele não criou o espírito ele é o próprio espírito;
Eterna:ele dura para sempre e sua palavra e prova disso existente até hoje que é a Bíblia, ele não é um ser dependente do tempo nem dominado por ele mais ele próprio o domina, o apóstolo João faz menção a isso quando escreve no começo de seu evangelho, no principio era o verbo(Jo 1.1);
Infinito: só o tempo e o espaço, assim como a variação, é que tornam algo finito, Deus é eterno e domina também o espaço, ou seja é infinito;
Imutável: consequência natural do conceito anterior, a sua perfeição simplesmente o torna imutável, pois não pode melhorar nem piorar sendo perfeito, sua sabedoria não muda o que o torna onisciente em sua perfeição, seu poder também não muda o que o torna onipotente em sua perfeição;

Atributos que completam sua sabedoria e poder:
Santidade ele é puro não pode pelo mal ser tentado(tg1.13;Sl 145.17).
Justiça ele é puro moralmente, é equilibrado, harmonioso e sua perfeição não se corrompe(Dt 32.4).
Bondade fruto das relações antas e puras dele para conosco, o que é puro não pode deixar de ser bom, o pecado é chamado iniquidade(desigualdade) esta definição mostra que o pecado é falta de harmonia com o senhor.
Verdade ora Deus sendo santo e justo ele é também a verdade
Por isso então o senhor merece nossa total confiança, sendo ele santo com ele teremos as coisas melhores, sendo poderoso com ele conseguiremos ajuda, sendo sábio com ele aprendemos, sendo bondoso dele somente será gerado o bem, sendo ele justo sua solução é sempre acertada, sendo verdadeiro apontará a nós o caminho certo.