5 Artigo da confissão de fé de Westminster:
Bom dia a todos hoje trago pra vocês o quinto artigo da nossa confissão de fé que diz:
Art. 5º - Da Trindade da Unidade
Embora seja um grande mistério que existam diversas pessoas em um só Ente, é verdade que na Divindade exista uma distinção de pessoas indicadas nas Escrituras Sagradas pelos nomes de Pai, Filho e Espírito Santo(2) e pelo uso dos pronomes Eu, Tu e Ele, empregados por Elas, mutuamente entre si(3).
Embora seja um grande mistério que existam diversas pessoas em um só Ente, é verdade que na Divindade exista uma distinção de pessoas indicadas nas Escrituras Sagradas pelos nomes de Pai, Filho e Espírito Santo(2) e pelo uso dos pronomes Eu, Tu e Ele, empregados por Elas, mutuamente entre si(3).
(2) Mt 28:19: (3) Jo 14:16,17
O quinto artigo trata de uma doutrina
que talvez seja uma das mais difíceis de se explicar, trata da trindade divina,
porque ? uma impossibilidade matemática pensando racionalmente somar três e
encontrar um. No antigo testamento não há muita ênfase na trindade talvez pelo
fato de que o povo judeu era cercado por povos politeístas e idolatras. Deus
revela gradualmente atendendo a cada necessidade e limitação humana desenvolvendo
a sua própria doutrina durante gerações até sua plenitude em Jesus. Deus é um e
é plural(uni pluralidade de Deus) veja os seguintes passos:
O nome
hebraico Elohim, traduzido para Deus,
e plural na forma, significando realmente deuses. Pode ser pregado em sentido mesmo de plural, quando se refere
aos deuses pagãos; então os verbos e palavra vão para o plural também. Porém
quando se refere a Jeová, embora seja empregada a palavra Elohim, é sempre no singular o seu significado como provam os
verbos e adjetivos que os acompanham. Assim pode se ler em Gênesis que ‘‘no princípio criou Elohim os céus e a
terra’’(1.1).
Em Gênesis
1.26-27 podemos ler o seguinte: ‘‘Disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem e semelhança...E criou Deus o homem à sua imagem’’
E em tantas
outras passagens: Isaías(6.8);Gn
(3.22);At (2.34-36); Jr (31.33-34;10.15) Salmo 110(110.1)e Jo(1.3) podemos
ver sua uni pluralidade.
No novo
testamento as provas da trindade são mais abundantes e claras. Tanto a Jesus
como ao Espírito são atribuídas qualidades divinas e são citados como Deus
claramente sendo encontrada gradativamente menções.
Quando
consideramos as pessoas da trindade e a natureza de Deus, temos que ter em
mente que ao falar de Cristo ou do Espírito falamos do Filho e do Espírito
respectivamente. Quanto ao pai é mencionado na maioria das vezes
especificamente por Deus que pertence a todos.
As pessoas
da trindade são distintas, individuais e não manifestações do mesmo ser. Deus
aparece agindo como Pai, Filho e Espírito.
É complicado
distinguir as funções de cada um frequentemente podem ser encontrados reunidos
numa mesma ação. Assim a criação é atribuída às três, esse companheirismo é
natural se vemos que os três são uma mesma pessoa,embora três. Há no entanto
aspectos que podemos ver particulares a cada um.
Resumindo
tudo de um modo geral o Pai tem a vontade divina, o Filho é o mediador que
executa a vontade, e o Espírito e o que revela a preparação para toda a obra do
Filho.
Considerações
sobre:
Se o
Espírito é quem convence, prepara e santifica, não podemos resistir a Seus
impulsos.
Se o Filho é
o mediador e se a obra dEle é propiciatoria e o único caminho que o Pai
estabeleceu para alguém encontrá-lo, então é Jesus que, pela fé, devemos
aceitar como nosso substituto, para nos encontramos com o Pai.
Se o é quem
justifica, se é Aquele com quem temos de tratar e perante o qual todos são
trazidos a julgamento, então é a Ele que nos devemos dirigir, pelos meios que
estabeleceu, buscando o perdão(Rm 5.1-11).
Sendo assim
somos dirigidos pelo Espírito, reconciliados por meio de Jesus aceitos pelo
Pai.
A Bíblia não
explica o fato da verdade apenas revelando-o, temos que compreender que a
natureza de Deus não pode ser totalmente entendida por nós afinal somos
limitados. O próprio Jesus disse que havia muitas coisas que deveria ensinar
aos apóstolos ainda futuramente quando seus olhos seriam abertos, não temos que
compreender a trindade, não é questão de entendimento com relação a ela mais
questão de fé.
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