Hoje em dia é comum vermos por aí muitas religiões e seitas, mesmo nos tempos históricos da Bíblia havia muitas dessas, mas hoje há uma crescente enorme do número dessas doutrinas, agora qualquer um pode abrir uma igreja e criar suas próprias doutrinas, mas enfim, vamos falar um pouco do espiritismo.
Agora vamos conhecer como surgiu o espiritismo moderno. No ano de 1848 em Hydesville, Nova York, EUA, duas irmãs Margarete Fox e Kate (ainda há uma terceira,Leah Fox, só que esta não ficou tão famosa quanto as outras) quando tiveram alegados contatos com supostos "espíritos desencarnados'' (o que mais tarde teria sido descoberto uma fraude). Esse episódio foi o marco inicial para que a comunicação com espíritos do além se espalha-se pela Europa e Estados Unidos. Porém foi por meio de um estudioso francês cujo nome era Hypólite de Leon Denizar Rivail (que se intitulava de Alan Kardec) que o espiritismo tornou-se popular. Ele fez com que as contraditórias e populares crenças espíritas tornassem-se um corpo doutrinário coeso com a publicação de suas obras a seguir: O livro dos espíritos(1857), O que é espiritismo(1859), O livro dos médiuns (1861),
O evangelho segundo o espiritismo(1864), O céu e o inferno(1865), A gênese(1868) e Obras póstumas.
O espiritismo afirma ter buscado uma fusão com o genuíno evangelho de Cristo, mas nega as doutrinas fundamentais do cristianismo. Por exemplo: para o kardecismo(outro nome pelo qual a seita é conhecida) Deus seria Uma inteligência infinita, um poder impessoal que controla o universo, ou seja, que Deus é na verdade apenas um poder que controla o universo e não um ser de vontade própria. Outro exemplo: pra o espiritismo Jesus seria apenas um médio ou espírito altamente evoluído que teria retornado a este mundo com o intuito de elevar o nível espiritual da humanidade, ao afirmar isso negam completamente a divindade de Jesus, o rebaixando a um simples espírito de nível alto, sendo assim poderiam atingir o mesmo nível que Ele ou maior, alguns grupos chegam a negar que Jesus tenha tido corpo físico como o nosso, negando assim também a morte espiatória e ressurreição corporal de Cristo.
Eles utilizam alguns textos das Escrituras Sagradas para defender algumas de suas doutrinas porém eles não consideram a Bíblia como um livro inspirado e infalível, e muito menos normativo em qualquer sentido. Na verdade, sua postura diante da Bíblia é mais de crítica e rejeição do que de aceitação. Que grande contradição ! Usam textos sagrados para dar base à algumas de suas doutrinas e ao mesmo tempo apontam a Bíblia que contem esses textos que usaram como um livro comum, se é comum por que então usam para dar base pra doutrinas ?
Eles afirmam que o Espírito Santo é uma falange de espíritos, e esses espíritos por meio de Kardec teria trazido a perfeita revelação à humanidade.
Ainda afirmam que a salvação é por meio da obras, por um sucesivo proceso de reencarnações, por meio das quais o carma é completamente pago. Pra quem não sabe o que é carma ele é na verdade uma teoria, a Teoria do Carma Negativo está muito ligada as energias, a teoria diz que: quanto mais energia negativa você tirar de você mesmo, só o que restará no seu ser serão energias boas, o que resultará em um afastamento daquilo que representa o mal e a aproximação do corpo e da alma às boas vibrações. A ideia é jogar tudo de ruim para fora e ficar com as coisas boas para si mesmo.
Sabemos bem que a salvação é por meio graça mediante a fé em Jesus Cristo como podemos ver no texto de Efésios, Capítulo 2, Versículos 8 e 9:
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
O Espiritismo é na verdade a necromancia ou nigromancia (necro do gr.cl. νεκρός (nekrós) "morte" e mancia de μαντεία (manteía) "adivinhação"), ou seja é a suposta arte de adivinhar o futuro por meio da evocação dos mortos ou dos espíritos, podendo referir-se à feitiçaria ou magia negra.
Ao lermos a Bíblia percebemos que desde tempos mais antigos já existia a prática da necromancia, totalmente reprovada e condenada por Deus junto a outras doutrinas de perdição, veja o texto de Deuteronômio 18.9-14:
As abominações das nações são proibidas
9) Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.
10)
Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a
sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem
feiticeiro,
11) nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos
12)
pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por
causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante
de ti.
13) Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.
14)
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os
adivinhadores porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal
coisa.
Como podemos ver nesse texto, principalmente no versículo 12, essa prática é não só abominável ao Senhor como também os seus praticantes são condenados por ela.O Novo Testamento condena explicitamente a idolatria (Romanos 1:22-23; 2 Coríntios 6:14 - 7:1) e a feitiçaria (Gálatas 5:20). Jesus é a fonte de revelação de Deus ao homem de hoje (Hebreus 1:1-2). Ele está acima de todos e merece plena honra (Colossenses 1:13-18). É errado buscar orientação espiritual de outras fontes (Colossenses 2:8-9,20-23; 3:1-3).
Enfim o espiritismo é mais uma dessas doutrinas de perdição conhecidas como seitas, o próprio Jesus ALERTOU os Cristãos Acerca da Enganação Religiosa! ... Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos ... O Senhor também mencionou que os falsos profetas serão bem sucedidos em seus enganos. ... Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; (Mat 24:
Devemos orar a Deus pela libertação dos que estão escravizados por essas doutrina, eles não tem culpa de estarem lá (a não ser que queiram estar), pois foram enganados em mais uma das armadilhas de Satanás e devemos também vigiar para que não sejamos enganados por ele.
"Sede sóbrios, vigiai, o vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão e procurando a quem possa tragar". (1Pedro 5:8)
Fontes/Referencias:
Bíblia Apólogetica de estudo, Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, Pag.1381
http://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec
http://www.estudosdabiblia.net/bd48.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Necromancia
http://www.alcanceevangelistico.org/enganadores.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário