Translate

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O Hinduísmo, o grito da Índia!!

O Hinduísmo:


Foto:Deusas Brahma, Vishnu e Shiva a trimurti hindu.

Bom dia irmãos e irmãs, infelizmente não estou tendo tanto tempo para as postagens mais estou me esforçando para estar sempre publicando algo para que vocês aprendam com a leitura, e hoje vou falar de uma religião não-cristã indiana denominada Hinduísmo, cujos adeptos se auto-denominam Hindus.

Histórico:
Sendo a principal religião da Índia, embora, atualmente, esteja mais espalhado, por motivos de migração, no Ocidente, onde muitas de suas crenças criaram raízes. Os hindus chamam sua religião de Sanatana dharma que, em sânscrito, sua língua sagrada(de origem indo-européia), significa "Ordem permanente".

O Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 A.C na antiga cultura Védica e alguns de seus manuscritos sagrados são de 1400 a 1500 A.C. o que torna essa uma das mais antigas religiões do mundo. Seu desenvolvimento foi graças a esses livros chamados Vedas e está ligado à invasão dos povos arianos, entre os século 13 e 9 A.C.



O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.Também é uma das religiões mais diversas e complexas, possuindo milhões de deuses. Os hindus possuem uma grande variedade de crenças básicas e contêm muitas seitas diferentes. Apesar de ser a terceira maior religião do mundo, o Hinduísmo existe primeiramente na Índia, Nepal e em menor escala em alguns países ao redor.


Crenças:

Os textos principais do Hinduísmo são: Veda (considerado o mais importante), Upanishadas, Mahabharata e o Ramayana. Essas escrituras contêm hinos, encantamentos, filosofias, rituais, poemas, e histórias nas quais os hindus baseiam suas crenças. Outros textos usados pelo Hinduísmo são os Brahmanas, Sutras e os Aranyakas.


Os Hindus são autodeclarados politeístas e idolatras com uma quantidade absurda de deuses, crenças, filosofias e práticas. O Hinduísmo pode ser dividido em dois principais ramos: o filosófico, praticado nas castas mais altas, e um mais idolatra e primitivo, praticado pelas castas mais baixas.

Apesar de o Hinduísmo ser conhecido como uma religião politeísta, com cerca de 330 milhões de deuses, também tem um "deus" que é supremo: Brahma. Acredita-se que Brahma seja uma entidade que habita em toda área da realidade e existência, por todo o universo. Acredita-se que Brahma seja um deus impessoal que não pode ser conhecido e que ele existe em três formas separadas: Brahma—Criador; Vishnu—Preservador e Shiva – Destruidor. Essas "facetas" do Brahma são também conhecidas através de muitas encarnações de cada uma.
Outra marca do Hinduísmo e a crença na reencarnação e no carma. Estas duas convicções exercem total controle sobre a sociedade da Índia. As diferenças sociais são explicadas por meio dessas doutrinas, o que faz que os cidadãos sintam-se sempre extremamente resignados com sua situação. A tentativa do governo de acabar com esse sistema não teve êxito.
Diante dessa visão doutrinaria, a salvação está inteiramente ligada ao esforço próprio de cada indivíduo. Cada pessoa deve salvar-se a si mesmo pela autopurificação em sucessivas reencarnações, pela meditação(ioga) e pelos sofrimentos, naturais ou impostos, que segundo acreditam levam a expiar seus próprios pecados.

O Hinduísmo também tem uma visão diferente da humanidade. Porque Brahma é tudo, o Hinduísmo acredita que todos são divinos. Atman, ou cada ser, é um com Brahma. Toda realidade fora do Brahma é considerada uma simples ilusão. O objetivo espiritual de um hindu é se tornar um com o Brahma, deixando então de existir em sua forma ilusória de "ser individual". Essa liberdade é conhecida como “moksha”. Até o estado “moksha” ser alcançado, o hindu acredita que essa pessoa vai continuar reencarnando para que possa trabalhar em se tornar a auto-realização da verdade (a verdade de que apenas Brahma existe, nada mais). A forma em que cada pessoa reencarna é determinada pelo Carma, o qual é um princípio de causa e efeito governado pelo equilíbrio da natureza. O que uma pessoa fez no passado afeta e corresponde com o que acontece no futuro, incluindo o passado e futuro de diferentes vidas.
Alertas e conclusão:
Apesar de esse ser um simples resumo, é fácil ver que o Hinduísmo se opõe ao Cristianismo bíblico em quase todas as áreas do seu sistema de crença. O Cristianismo tem um Deus que é pessoal e conhecível (Deuteronômio 6:5; 1 Coríntios 8:6); um só livro conhecido como as Escrituras; ensina que Deus criou a terra e tudo que nela existe (Gênesis 1:1ff; Hebreus 11:3); acredita que o homem foi criado à imagem de Deus e vive apenas uma vez (Gênesis 1:27; Hebreus 9:27-28) e ensina que a salvação é somente através de Jesus Cristo (João 3:16; 6:44; 14:6; Atos 4:12). O Hinduísmo como um sistema religioso falha porque deixa de reconhecer Jesus como o Deus-homem e Salvador, a única fonte suficiente de salvação para toda a humanidade, devemos orar pela libertação da Índia e países próximos, desse e de vários outros falhos sistemas religiosos que lá dominam e são um caminho de perdição. 

Quanto aos caminhos que o homem pode seguir a Bíblia diz:
"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Provérbios 14:12).
Deus criou o homem com a capacidade de decisão e deu a ele o livre arbítrio. Sabemos que, diariamente, ele tem que fazer decisões tais como:
1- Escolher o que quer ...
2- Qual o caminho a seguir ...
3- Em que acreditar ...
4- Em quem acreditar ...
A Bíblia diz que há dois caminhos ... o céu e o inferno. Cabe ao homem escolher qual caminho seguir. Esta decisão é muito importante, pois é exatamente para um deles que ele irá após a sua morte.
A Bíblia ainda alerta e aconselha ao homem a entrar pela porta estreita e não pela larga que poderá levá-lo à perdição.
No evangelho de Mateus 7:13-14, o Senhor nos diz ... "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."
 No Novo Testamento, o Senhor Jesus fala mais de inferno do que de céu. Podemos encontrar vários versículos que nos alertam a fugir deste lugar terrível onde serão lançados todos aqueles que não querem fazer sua decisão por Cristo. Para estes, veja o que Deus diz ...

"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno" (Mateus 5:22).

"E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno" (Marcos 9:47).

"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo" (Marcos 10:28).

"Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei" (Lucas 12:5).

"E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama" (Lucas 16:23-24).

Mas, apesar da Bíblia falar tanto de inferno, sabemos que o Senhor é um Deus amoroso, que nos ama e só quer o nosso bem. Ele nos ama como também ama o pior dos pecadores que já existiu, que existe ou que existirá na face da terra.
Assim como Ele nos alertou quanto a existência de um inferno literal, Ele, amorosamente, nos apresenta um plano de salvação que nos levará para o céu após a nossa morte. Existem vários versículos que nos mostram o caminho para sermos salvos. O próprio Jesus, dado a nós p
or Deus Pai para a nossa salvação ("Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16) ), diz: "... Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim" (João 14:6).
A salvação é somente através de Jesus Cristo ... não é pela obras ou por qualquer coisa que nós possamos fazer de bom. A Bíblia em Efésios 2:8-9 nos diz claramente que não sou salvo pelas obras mas pela graça de Deus e pela fé em Jesus Cristo ... "Porque pela graças sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie."
E falando de graça e de obras quanto à salvação, a Bíblia diz que "... se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra" (Romanos 10:6).
Observando estes dois versículos, vemos que a salvação é única e exclusivamente pela graça de Deus, pelo presente que não merecemos ... a morte de Jesus Cristo no nosso lugar.
Se você crê que somos salvos pelas obras, então a morte de Cristo foi em vão.

Dou graças a Deus porque Ele "... enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3:17).
Ele ainda me diz que ... "Quem nEle crê não é condenado mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18).

Minha amada e meu amado, preste atenção em quem ou em que você crê, ou ainda como você crê.
Nada pode justificar a sua decisão errada diante de Deus. Ele não pode aceitar os seus ... "Eu achava que ...", "Eu pensava que ...", pois a Palavra de Deus é única e Ele não muda. Sabemos que Ele é um Deus amoroso mas também é um Deus justo. Por causa deste Seu tão grande amor, Ele nos dá a vida eterna no céu se nós O buscarmos e entregarmos nossa vida a Ele.

Para encerrar, gostaria de lhe fazer as seguintes perguntas:
1- O que você decidiu em seu coração ... ir para o céu ou para o inferno?
2- Aceitar Jesus como seu Salvador ou deixar para mais tarde?
Responda SIM ao Senhor Jesus, abra a porta do seu coração e aceite-O como seu único e suficiente Salvador.




Fontes/Referencias:
Bíblia Apólogetica de estudo, Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, Pag. 1371-1372
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo
http://www.gotquestions.org/Portugues/Hinduismo.html
http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/EvangDoisCaminhos-Valdenira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário