Translate

sábado, 25 de outubro de 2014

o sétimo artigo da confissão de fé


7 Artigo da confissão de fé de Westminster:

 



 Boa noite a todos hoje trago pra vocês o sétimo artigo da nossa confissão de fé que diz:



Art. 7º - Da Queda do Homem

O homem assim dotado e amado pelo Criador era perfeitamente feliz(9), mas tentado por um espírito rebelde (chamado por Deus, Satanás), desobedeceu ao seu Criador(10); destruiu a harmonia em que estivera com Deus, perdeu a semelhança divina; tornou-se corrupto e miserável, deste modo vieram sobre ela a ruína e a morte(1).
(9) Gn 1:31; (10) Gn 2: 16,17; (1) Rm 5:12. 


7 Artigo: Fala sobre a queda do homem, o pecado e suas consequencias. O pecado deturpou nossa relação com Deus. O homem por ser livre em escolhas decidiu pecar induzido por Lúcifer transformado em serpente, Adão pecou conhecendo afalta que cometia daí sua responsabilidade, o pecado de Adão foi apens o primeiro do primeiro homem que mais tarde resultaria em uma prática desencadeada, o pecado de Adão pertenceu a ele e se transmitiu a raça(Rm 5.12). Ele poderia ter resistido pois era livre pra isso, mas ele não o fez mesmo conhecendo suas consequencias(Gn 3.3). Isto pode se aplicar a nós mesmos, eu hoje poderia romper com o pecado que me cerca e no qual fui concebido. Sou livre para escolher e também sou avisado por Deus do que acontecerá, conforme minha escolha de continuar ou sair de minha posição de pecador. Tanto Adão como eu somos responsáveis por o que fazemos, as escríturas dizem: ‘‘cada um dará contas de si mesmo a Deus’’(Rm 14.12) ,a culpa de Adão explica a nossa, mas não a desculpa. Deus proíbiu Adão de comer um fruto, porém o homem desobedeceu esta foi a natureza do pecado, porém devemos reconhecer que o fato do pecado não começou com ele mas com Satanás(Is 14.12). O homem deveria viver em harmonia com o Senhor, está posição havia sido gozada antes po Lúcifer mas ele a quebrou. Agora Adão como cabeça de uma nova criação é posto nesta posição de permanecer ou não nessa harmonia, cujo fundamento estava em reconhecer a autoridade de Deus. Levantar-se contra essa soberania foi o pecado de Satanás. A proibição de comer o fruto foi um teste que Deus fez para que Adão e Eva provassem suas relações corretas de submissão a Deus. Se Adão tivesse resistido por sua livre escolha, teria mantido para si e seus decendentes a posição de autoridade e de efetivo poder de governar a terra. Porém Adão falhou, esse foi o seu pecado.
A palavra pecado significa, de acordo com um dos termos no qual as escíturas definem com sendo, errar o alvo, ou seja não atingir seu objetivo, desviando-se do caminho reto traçado por Deus, outras definições são transgressão, iniquidade e rebeldia.
Pecado é, então, um estado, uma disposição espiritual contrária a Deus e em desarmonia com Ele. Os atos pecaminosos são consequencia dessa disposição.
A tentação em si mesma não é pecado mas sim um perigo ou ocasião para o pecado. Sendo resistida o pecado é evitado, porém se acarinhada e aceitam, executada ou consumada o que a vontade deliberou torna-se no pecado.
O tentador é astuto e tem um processo envolvente nas suas maquinações, a exemplo do texto de Genesis 3.1-6 podemos notar que ele questiona o mandamento introduzindo o espirito de dúvida em Eva(V.3).Logo após introduziu a declaração de que a palavra divina não era verdadeira(V.5). E concluiu maliciando os propósitos de Deus e expos a vantagem de não obedecer(V.5). Em geral esse é o sistema progressivo de todas as tentações, questiona-se o dever imposto por Deus, duvida-se de sua necessidade e razão, rompe-se depois com ele.
Aquele que resitir ao primeiro ataque destruirá e impossibilitara os demais. Porém o que se deixa convencer no primeiro cairá também nos demais. Por isso o conselho de pedro: Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.(1 Pe 5.8,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário